A Gênese 

 

A criação da Humanidade (corpórea e espiritual) e do mundo material sempre foi, desde a Antiguidade, um tema palpitante e polêmico.

E, nesta obra, Kardec mostra-nos que a Revelação Espírita lança intensa luz sobre essa grande questão.
Dois outros temas interessantes são também analisados: os Milagres e as Predições - no sentido amplo e, em particular, no Evangelho -, tornando-os compreensíveis e naturais ao nosso entendimento.
No capítulo final, Os Tempos são Chegados, o Codificador alerta-nos sobre o difícil período de transição que atravessamos, transmitindo-nos muita esperança e fé.

                               

 

 

 

 

                          O Céu e o Inferno

 

Qual o destino do homem após a morte física? Quais as causas do temor da morte? Existem o Céu e o Inferno? A antiga crença nos anjos e demônios merece crédito? Como procede a Justiça Divina?

Estas e outras questões correlatas são devidamente esclarecidas na Primeira Parte desta obra, à luz da lógica e dos ensinamentos dos Espíritos. Na Segunda Parte, intitulada Exemplos, Kardec registra numerosas comunicações de Espíritos - classificados por categorias, tais como: felizes, sofredores, arrependidos, endurecidos, suicidas - que exemplificam toda a teoria exposta anteriormente.

                         

                         O Evangelho Segundo

                         o Espiritismo

 

Esta obra define a essência religiosa da Doutrina Espírita, como sendo a do Cristianismo Redivivo, restaurado pela interpretação que os Espíritos deram aos textos evangélicos. 

Ela mostra o poder do amai-vos uns aos outros nas mais diversas situações da vida, quando deixamos o nosso amor fraterno guiar a nossa mente e o nosso coração, as nossas mãos e os nossos passos, para que tudo se equilibre ao nosso redor.
Allan Kardec, quando redigiu seus livros, escreveu para o povo, em linguagem simples, e, sendo esta uma tradução literal, a linguagem simples original ficou preservada.

                     

                         O Livro dos Espíritos 

 

 

Na forma de perguntas e respostas, os Espíritos explicaram tudo o que a Humanidade estava preparada para receber e compreender, esclarecendo-a quanto aos eternos enigmas de sabermos de onde viemos, por que aqui estamos, e para onde vamos, facilitando, assim, ao homem, a compreensão dos mais difiacute;ceis problemas que o envolvem. Todas essas explicações estão contidas neste livro.

                     O Livro dos Médiuns 

 

Esta obra trata das manifestações espíritas e dos médiuns, portanto, da parte fenomênica do Espiritismo, e o caracteriza como ciência de observação que cuida das relações entre o mundo corpóreo e o mundo invisível ou espiritual.
É um manual indispensável para todos aqueles que queiram participar das atividades mediúnicas ou, simplesmente, queiram conhecer a natureza e os mecanismos da mediunidade.
No final desta obra, há um Índice Analítico dos Assuntos, reunindo, em ordem alfabética, todos os verbetes que podem interessar aos estudiosos.